5 dicas para manter seus clientes

Hoje em dia com tanta concorrência o que mantem seus clientes é o famoso bom atendimento, por isso elaborei 10 dicas rápidas que costumo usar e tem mantindo meus clientes.

Primeira dica - Seja acessível,
Disponibilize para seu cliente vários meios de atendimento, como um sistema de helpdesk, e-mail de suporte, telefone, atendimento online, facebook, twiiter e afim. Mesmo porque ningué é obrigado a usar somente um canal para entrar em contato com você ou sua empresa, É melhor exagerar e manter seus clientes, do que ser minimalista e ver seus clientes indo embora.

Segunda dica - Atenda sempre
As vezes recebemos perguntas e pedidos chatos, que dá vontade de ignorar e fingir que caiu na caixa de SPAM, mas você sabe que o futuro pode ser uma caixinha de surpresas, por tanto, não deixe de atender ninguém que seja, esteja sempre pronto para atender os clientes chatos e os possíveis clientes chatos. Os possíveis clientes chatos são aqueles que perguntam sobre algo que você não oferece, mas não custa nada responder que no nomento você não oferece tal serviço, no futuro ele vai lembrar de você e até te indicar.

Terceira dica - Seja gentil
As vezes recemos um e-mail com perguntas incrivelmente absurdas ou sem nexo, em primeiro momento temos vontade de responder asperamente para ver se o cliente presta atenção no que está falando, alguns clientes perguntam respondendo, é incrível, mas temos que ser pacientes. É melhor dar uma resposta curta, técnica e gentil, do que tentar explicar para o cliente de forma não educada que ele precisa prestar atenção, ou ler direito. Portanto, antes de mandar um e-mail que você desconfia que é agressivo, peça para seu colega que deve estar com a cabela fresca analizar.

Quarta dica - Seja Rápido
Se você costuma demorar mais do que 24 horas para atender seus clientes, tá na hora de ou tercerizar o atendimento, ou contratar mais pessoal. O ideal é seu cliente esperar uma resposta por e-mail até 30 minutos, mas nem sempre é possível, pois o assunto pode ser complexo. Se for demorar muito, avise seu cliente que você está analizando o problema, e que assim que tiver a solução entrará em contato. Evite deixar seu cliente esperar muito.

Quinta dica - Faça mais do que o esperado
Seu cliente perguntou sobre algo que não tem nada a ver com seu serviço, ajude mesmo assim, e dependendo da pergunta, você pode direciona-lo para alguns de seus serviços. Seu cliente ou futuro cliente tem que perceber que você está comprometido em ajuda-lo sempre que possível.

É isso ai, se você tiver mais dicas, deixe seu comentário abaixo.

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